sexta-feira, 24 de julho de 2009

Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde

Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde articula para agosto debate sobre inclusão dos terreiros nas políticas de saúde.

apoiada pelo UNIFEM Brasil e Cone Sul, iniciativa pretende instrumentalizar as lideranças das religiões de matrizes africanas para melhor compreensão do SUS (Sistema Único de Saúde) e para o exercício mais qualificado da gestão participativa e controle social de políticas públicas de saúde

Rio de Janeiro (Brasil) - De 19 a 21 de agosto de 2009, a Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde realizará, no Rio de Janeiro, o I Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde. A iniciativa, apoiada pelo UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) Brasil e Cone Sul, pretende instrumentalizar as lideranças das religiões de matrizes africanas para melhor compreensão do SUS (Sistema Único de Saúde) e para o exercício mais qualificado da gestão participativa e controle social de políticas públicas de saúde. No encontro, serão divulgadas as políticas e os programas governamentais de saúde para as comunidades de terreiro.

De acordo com a Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde, é fundamental ampliar a participação de lideranças dos terreiros nos espaços de controle social de políticas públicas de saúde e estabelecer um canal de comunicação entre as lideranças dos terreiros e os gestores/profissionais de saúde. A Secretaria Executiva da Rede considera que o evento possa incentivar a realização de ações do SUS em parceria com os terreiros.

Atualmente, a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde conta com mais de 36 núcleos espalhados pelo Brasil e representações em 21 estados. Para atingir seus objetivos, a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde vem realizando, desde a sua criação, uma série de capacitações, seminários e encontros nos estados e municípios com o objetivo de instrumentalizar e potencializar os saberes das lideranças de terreiros para o exercício do controle social de políticas públicas de saúde e a sensibilização de gestores e profissionais de saúde sobre os impactos do racismo e da intolerância religiosa no campo da saúde.



I Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
Data: 19 a 21 de agosto de 2009
Local: Scorial Rio Hotel - Rio de Janeiro
Informações: mguimar@uol.com.br

Programação


Dia 19 de agosto de 2009

15h - Presente às Deusas das Águas - cortejo afro-religioso

17h30 – Mesa de Abertura

18h30 – Painel 1 - Religiões Afro-Brasileiras, Cultura e Saúde

Dia 20 de agosto de 2009
8h30 - Cânticos de louvor à vida e à natureza

9h - Os terreiros e as Políticas Públicas de Saúde
- Os modelos de saúde nos terreiros
- A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra

10h – Salas de Conversa: Dialogando com as Políticas Públicas de Saúde

14h - Os mecanismos de controle social de políticas públicas de saúde e a participação do povo de santo no controle social

16h30 – Apresentação Cultural


Dia 21 de agosto de 2009
9h – Salas de Conversa: Dialogando com as ações e programas de saúde

12h - Almoço

14h - Por uma agenda de saúde nos terreiros em parceria com o SUS: firmando compromissos
Lideranças de Terreiros, Gestores e Conselheiros.

16h – Encerramento e apresentação cultural

Nenhum comentário: