terça-feira, 8 de novembro de 2011

Com 257 afiliadas, ABGLT amplia força e visibilidade nacional e internacional

Em assembleia geral, a maior organização LGBT da América Latina tornou-se ainda maior e com mais visibilidade ao agregar organizações em seu rol de afiliadas.

Na tarde da terça-feira, 2/11, foi instalada a assembleia geral da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), sob a coordenação da secretária-geral, Irina Bacci. Responsável pelo recebimento dos requerimentos de afiliação e desfiliação e também pela sistematização dos processos, o diretor da ABGLT, Márcio Marins, também participou da mesa.
Por não terem enviado ou apresentado a documentação mínima exigida no estatuto da ABGLT, 10 organizações foram excluídas do processo de afiliação. Foram elas:
* Se Ame (RS)
* Diversidade (RS)
* ARTTs (SP)
* ALLAH (ES)
* Identidade (MA)
* Organização Diversidade Sem Preconceito (PA)
* CAD (SP)
* Associação LGBT Pais e Amigos (RS)
* Astral (SE)
* Metamorfose (AL)
Foram deferidos 2 pedidos de associação como entidades colaboradoras da ABGLT. São eles:
* AVIVER (PR)
* ICABO (RJ)
Foram deferidos os pedidos de 7 afiliações que foram inseridas no quadro de afiliadas da ABGLT. São elas:
* MGB (MG)
* MOOCAH (MG), com duas abstenções registradas, manifestadas pelos grupos: CELLOS-BH e CELLOS-Contagem).
* MCDH-CAT (GO)
* Vanguarda Esperança (SP)
* Grupo Direito à Vida (AL)
* Grupo Felipa de Sousa (BA)
* Associação LGBT de Tucuruí (PA)
Foram deferidos 2 pedidos de associação à ABGLT, com as organizações inseridas no quadro de associadas colaboradoras, com a ressalva de que terão quinze dias pare resolver alguma pendência nas documentações protocoladas. São elas:
* GESTO (RS)
* Grupo Milagre da Vida (RJ)
Foram deferidos 8 pedidos de afiliação à ABGLT, com as organizações inseridas no quadro de afiliadas à ABGLT, com a ressalva de que terão quinze dias pare resolver alguma pendência nas documentações protocoladas, as seguintes organizações:
* LesbiPará (PA) – A documentação está completa, porém, a organização irá completar um ano de registro em cartório no mês de junho de 2012. Passará a ter ao direito a voto também em junho de 2012.
* GALOSC (CE) – Faltam: comprovante de inscrição no CNPJ e duas cartas de abonos.
* Grupo Gay de Maceió (AL) - A documentação está completa, porém, a organização irá completar um ano de registro em cartório no dia 10 de fevereiro de 2012 e, a partir desta data, passará a ter o direito ao voto.
* Aldeia Diversidade (RJ) – Falta apresentar o comprovante de inscrição no CNPJ. A organização passará a ter direito ao voto daqui a 11 meses, quando irá completar um ano de registro em cartório.
* MOLS (SE) – Falta apresentar a ata da atual diretoria.
* MESCLA (MS) – Enviou ficha de requerimento de afiliação sem a devida assinatura. Tem 15 dias para reenviar o requerimento devidamente assinado.
* GGLOS LGBT (PI) – Falta enviar a ata da atual diretoria e o relatório das atividades realizadas.
* ACDHRio (GO) – Falta apresentar o comprovante de cadastro no CNPJ. A organização passará a ter o direito ao voto a partir de 2 de fevereiro de 2012, quando irá completar um ano de registro em cartório.
* Grupo Arraial Free (RJ) – A organização passará a ter direito ao voto a partir de agosto de 2012, quando irá completar um ano de registro em cartório.
Ainda na assembleia-geral, foi desfiliada da ABGLT a organização CHARLATT´S (RJ), devido a um comunicado de que a ONG teve suas atividades encerradas, deixando de existir.
A diretoria da ABGLT vai fazer contato formal com as seguintes organizações para resolver problemas na afiliação. São elas:
* ODCH (MA)
* AGIR (MA)
* GAPDSTs (MA)
A assembleia-geral analisou o pedido de re-afiliação da organização ALGA (SE). Com dois votos contrários e cinco abstenções, a plenária decidiu pelo encaminhamento solicitando esclarecimentos sobre denúncias de ética. Também houve pedidos de atualização de documentos. A organização tem prazo até o próximo congresso da ABGLT para atender às solicitações.
Encerrados os processos de afiliação e desfiliação de organizações, o presidente da ABGLT, Toni Reis, fez um pronunciamento emocionado, lembrando o desenvolvimento da ABGLT ao longo dos 16 anos de existência. Reis desejou boas-vindas às novas afiliadas e associadas colaboradoras da ABGLT, acrescentando que o sucesso e a vitória nas lutas só são possíveis através da forte união de todos e todas as organizações afiliadas, também as parceiras e as colaboradoras da ABGLT.
Na última quinta-feira, 3/11, durante a assembleia-geral final do 4º CONABGLT, a organização Cores da Vida (RJ), apresentou toda a sua documentação que, anteriormente, havia sido enviada, porém, não havia chegado às mãos do coordenador dos processos de afiliações e desfiliações à ABGLT, Márcio Marins. O problema foi resolvido por consenso da plenária votante. E, após a verificação “in loco” da documentação apresentada, delegados e delegadas votaram favoráveis à afiliação da Cores da Vida (RJ) à ABGLT que, por esta razão, passou a ter 257 afiliadas.

Nenhum comentário: