quarta-feira, 21 de julho de 2010

Homofobia na TV

Defensoria Pública de São Paulo denuncia José Luiz Datena por discriminar travesti no Brasil Urgente
por Redação MundoMais

SÃO PAULO – O apresentador José Luiz Datena foi denunciado pela Defensoria Pública de São Paulo por prática discriminatória a uma travesti no seu programa Brasil Urgente, apresentado na Band.
O Brasil Urgente exibiu no dia 30 de abril uma matéria na qual uma travesti, identificada com o nome de registro José Roberto dos Santos, e um homem brigavam na Rua Augusta, na região central de São Paulo.
Com a chamada “Travesti enfurecido agride homem no meio da rua”, a matéria colocava a travesti como a violenta da história e sequer ouviu a versão dela. Com isso, ela deu um soco na câmera do cinegrafista. “Isso é um travecão safado” e “travecão batinudo do caramba”, foi o que disse o apresentador Datena ao comentar a reportagem.
Caso seja condenado, Datena vai pagar uma multa de R$ 48 mil. Na sua defesa, o apresentador disse que não era homofóbico e que usou os termos porque a travesti agrediu o cinegrafista, que insistia em filmá-la. “Me defenderei nos termos da lei”, disse o apresentador à Folha de S. Paulo.
Band homofóbica – Não é de hoje que a Band se mostra homofóbica, desde o programa Brasil Urgente, que não mostra o número de travestis assassinadas no Brasil, e quando elas aparecem é apenas de forma jocosa. Além do mais, a postura do apresentador Datena de se referir aos LGBT com termos pejorativos como “sapatão”, por exemplo, ao se referir a uma professora acusada de se envolver afetivamente com alunas, em junho do ano passado.
O Grupo Homo Unidos, uma rede virtual de fiscalização de práticas homofóbicas na TV liderada por Justo Favaretto Neto, já enviou vários e-mails reclamando de termos pejorativos ou práticas discriminatórias à Band. Além do Brasil Urgente, o programa CQC é um dos que mais tratam gays de forma jocosa. Aparecem, ainda neste sentido, os apresentadores Luciano do Vale e Silvia Popovic. A assessoria de imprensa da Band informou que a empresa ainda não recebeu nenhum documento formal sobre a denúncia e, por isso, não irá se manifestar no momento.


Nenhum comentário: