quarta-feira, 21 de julho de 2010

CENSO LGBT 2010


O próximo censo do Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que será totalmente digital, com 220 mil handhelds, netbooks e GPS, irá perguntar se os entrevistados são casados com pessoas do mesmo sexo.
Segundo Marco Antônio Alexandre, gerente técnico do censo demográfico, para o G1, “não havia uma pergunta explícita no questionário e ficava difícil depois tratar a informação. Mas que fique claro, não estamos investigando a questão sexual da população”.
Com razão, já em 2007 o IBGE pesquisou o número de casais homossexuais que dividem o mesmo teto no país. Na Contagem da População havia a pergunta “Qual é a relação com a pessoa responsável pelo domicílio”. A pesquisa mostrou que 0,02% dos homens e 0,01% das mulheres nos municípios contados encontravam-se nesta situação, o que correspondeu a 17 mil casais gays. A apuração foi feita apenas em municípios com até 170 mil habitantes, o que mostra que o número pode ser bem maior. Lembro que no dia que o recenseador passou, o meu ex-caso respondeu que éramos apenas amigos “dividindo custos do aluguel”.
Espero que o novo Censo 2010, essa pergunta seja mais específica e que seja feita para todo e qualquer município brasileiro, além dos entrevistados se sentirem mais confortáveis para responde-la. O IBGE tem que perder o medo de fazer uma pergunta mais direta, por receio de levantar polêmicas sobre a questão sexual do entrevistado. Aliás, quando for perguntando a “orientação sexual” dos moradores teremos finalmente dados mais concretos da população homossexual brasileira, ou você ainda acredita nos “10% da população são gays” de acordo com o relatório Kinsey?

Nenhum comentário: